Especial Paródias #12 - Star Trek: A Série Clássica (Parte I)


No último dia 8 de setembro, a série de TV Star Trek (também conhecida como Jornada nas Estrelas no Brasil) completou 46 anos, de acordo com a exibição original do episódio O Sal da Terra (The Man Trap) em 8 de setembro de 1966.

Mesmo não tendo uma boa recepção na época de seu lançamento e cancelada após três temporadas, a Série Clássica de Star Trek foi ganhando reconhecimento ao passar dos anos. Com isso, foram feitos mais 12 filmes (incluindo um reboot em 2009 e uma continuação prevista para 2013) e cinco séries de TV, como A Nova Geração, Deep Space 9 e Voyager.

Mas por enquanto vamos falar apenas da Série Clássica. Como um grande fã dessa série, não podia deixá-la de fora do especial de paródias. Afinal, Star Trek é uma das coisas com mais referências em Futurama, e por isso, é impossível listar todas as paródias em apenas um post. Aqui estão todas as referências feitas no episódio Um Fã Pra Lá de Fiel, da 4ª temporada:


O episódio já começa como um episódio de Jornada nas Estrelas: a cena inicial mostra a nave da Planet Express (com os propulsores da Enterprise) vagando pelo espaço, com uma música de fundo parecida com a que toca no início dos episódios de Star Trek. Logo depois, podemos ouvir William Shatner (o Capitão Kirk) proferindo seu famoso Diário de Bordo, inclusive a frase "O impossível aconteceu...", que disse no episódio Onde Nenhum Homem Jamais Esteve (Where no Man Has Gone Before), o primeiro na ordem de produção. Falando nisso, o nome do episódio de Futurama em inglês, Where No Fan Has Gone Before (traduzindo, Onde Nenhum Fã Jamais Esteve), é uma clara homenagem ao título original.


A "cadeira de rodas" com código morse usada pelos acusados no episódio de Futurama é a mesma usada pelo ex-capitão Christopher Pike no episódio A Coleção (The Menagerie). Em Star Trek, porém, não era possível se comunicar em código morse, e sim, apenas com os bips para "sim" e "não".



Logo depois, na cena em que Nichelle Nichols (a Tenente Uhura) recapitula os acontecimentos do século 23, acontecem várias referências. Entre elas:
- O pregador da religião de Star Trek fala que "Scotty os transportou para a nave Klingon, onde não haveria nenhum Tribble", se referindo ao final do episódio Problemas aos Pingos (The Trouble With the Tribbles).
- Na mesma igreja, podemos ver dois homens preto-e-branco. Estes personagens são do episódio A Última Batalha (Let That Be Your Last Battlefield).



- Também podemos ver que no século 23, a Alemanha passou a se chamar "Terra do Episódio do Planeta Nazista", se referindo ao episódio Padrões de Força (Patterns of Force), que se passa num planeta nazista.
- Quando os fãs de Star Trek são sacrificados, os guardas falam "Ele Está Morto, Jim." ("He's Dead, Jim"). Esta é uma frase do Dr. Leonard "Magro" McCoy, dita várias vezes no seriado.
- E, finalmente, quando um foguete com as fitas de Star Trek são jogadas em Omega 3, a cena é extremamente parecida com o final do filme Star Trek II: A Ira de Khan, quando o caixão de Spock é lançado no Planeta Gênesis.



De volta ao século 31, na cena em que Fry tenta convencer Leonard Nimoy (o Spock) a recuperar as fitas, ele cita um "episódio em que Spock ficou doidão e bateu no Kirk". O episódio em questão é Este Lado do Paraíso (This Side of Paradise), onde Spock é afetado por esporas de uma planta alienígena.

No flashback de Nimoy, ele diz a Shatner: "Você é e sempre será meu amigo". Na verdade, estas foram as últimas palavras que Spock disse a Kirk no filme A Ira de Khan.

Quando Fry, Leela Bender e Nimoy chegam ao planeta Omega 3, se deparam com vários cenários do seriado Jornada nas Estrelas. Entre eles, estão:
- O cenário de Faroeste do episódio O Último Duelo (Spectre of the Gun);
- O cenário romano de Pão e Circo (Bread and Circuses);
- Os cérebros "provedores" de Os Senhores de Triskelion (The Gamesters of Triskelion);
- O carro gângster de Um Pedaço da Ação (A Piece of the Action);
- O computador de O Computador Supremo (The Ultimate Computer);
- O portal de Cidade à Beira da Eternidade (City on the Edge of Forever).



O fato de Welshie ter morrido logo após aparecer em Futurama é uma referência ao fato de que, sempre que um personagem desconhecido aparece em Star Trek usando um uniforme vermelho, é porque ele vai morrer no episódio.

No jogo de perguntas e respostas da convenção criada por Melllvar, uma das perguntas é "Quem o capitão abandonou em Ceti Alpha 6?", com William Shatner gritando "KHAAAAAN!" na platéia. De fato, o capitão Kirk gritou a mesma coisa quando foi abandonado pelo vilão Khan Noonien Singh em A Ira de Khan.

Quando Bender "redireciona a energia dos motores para as armas primárias e as reconfigura na frequência de Melllvar, sobrecarregando sua estrutura eletro-quântica", a seção de engenharia da nave da Planet Express é parecida com a da Enterprise.



Quando Melllvar é atingido pelos lasers da nave, ele assume uma forma parecida com a mão de Apollo no episódio O Lamento por Adônis (Who Mourns For Adonais?).









Quando o elenco de Star Trek cita seus atos heróicos, Nichelle Nichols diz que na terceira temporada, ela beijou Shatner. O episódio a que ela se referia é Os Herdeiros de Platão (Plato's Stepchildren).

A tal "batalha até a morte com as armas que pudessem encontrar" é similar a batalha de Kirk contra Gorn no episódio Arena.

A cena em que a mãe de Melllvar aparece é uma paródia com o final do episódio O Senhor de Gothos (The Squire of Gothos), no qual descobre-se que um vilão poderoso não passava de uma criança.

A nave de Mellvar é parecida com uma nave de batalha Klingon.



Após os créditos finais, Kif é retratado como o Boneco de Balok, do episódio O Ardil Corbomite (The Corbomite Manouever).


5 comentários:

  1. Muito legal... O especial paródias foi o que me fez virar seguidor do blog...

    Ass: Fun (estou com preguiça de entrar na conta)

    ResponderExcluir
  2. eu vi "o senhor de gothos" e "o lamento por adônis" ano passado pela erreidetv

    ResponderExcluir
  3. Jornada Nas Estrelas TeM Alguma Coisa Haver Com Guerra Nas Estrelas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o especial que você fez
    Queria saber se o Calculon morreu mesmo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.